SLACKLINES, em Leiria




No passado dia 5 de Abril, pelas 14 horas, teve lugar em Leiria, no parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fons, também conhecido pelo Parque do Avião, uma actividade/exibição da modalidade SlackLines que, resumidamente, se descreve a seguir.

"Slacklines

Slackline, é o desporto da moda!

O Slackline consiste em fazer equilíbrio sobre uma fita plana, que se costuma instalar entre troncos e colunas.
O Slackline pratica-se sobre uma fita elástica, o que permite dar saltos e piruetas.
A elasticidade da fita depende do modelo que se escolha, do comprimento e da tensão que apliquemos.
É um desporto aonde se trabalham todos os músculos do corpo, entre os quais alguns músculos intenos das costas que costumam ser difíceis de exercitarn em outras disciplinas. Também se trabalha muito o equlíbrio tanto físico como mental.

Sem dúvida o Slackline é uma prática muito saudável e divertida"

Fonte: http://www.topludi.pt/slacklines-brinquedo-equilibrio

Tal como se disse anteriormente, a modalidade requer uma grande destreza física, muito equilíbrio e grande concentração mental.

Para além da exigente actividade realizada nas estruturas mais próximas do solo, com exercícios executados a partir da posição e com a recepção de pé, sentados ou deitados sobre a fita, a travessia do Rio Lis em equilíbrio também sobre o mesmo material foi emocionante. Não pelo clima de suspense que poderia resultar da possibilidade de uma queda na água (os executantes estavam presos a uma corda), mas pela concentração exigida e uma disciplina mental rigorosa que dá gosto observar. Tarefa difícil de realizar, não ao alcance de todos os atletas em actividade. A comprová-lo, o facto de apenas dois, de entre seis, ter conseguido plenamente o objectivo: de uma margem à outra, ida e volta.

Foi uma tarde bem passada, um chuto na rotina até porque, bem perto do local da prova, já estava a funcionar o novo parque infante (finalmente) e o movimento entre graúdos e pequenotes foi significativo, o que se saúda.

Aspecto geral do parque infantil, de manhã muito cedo.
Porque, por vezes, uma imagem vale mais que as palavras, deixo aqui um pequeno filme realizado a partir de algumas das muitas fotos que tirei no local e durante o evento.



Fotos originais by João Ervilha

Sem comentários:

Enviar um comentário